top of page

Procedimento híbrido para tratamento da coluna cervical

Artrodese e artroplastia para um resultado extremamente satisfatório


O caso que compartilho hoje, que considero extremamente gratificante, é de um paciente que atendi recentemente, com dores excruciantes na coluna cervical e importante perda da força muscular em membro superior direito.


Nos exames, identificamos um quadro de hérnia de disco extrusa nos segmentos C6/C7. Este estágio da hérnia é considerado o mais avançado, quando a estrutura do disco intervertebral está rompida, o núcleo vaza para fora e, neste segmento específico, paciente ainda apresentava importante perda da altura discal. 


Além disso, observamos também um quadro de protusão em C4/C5 e C5/C6, com contato medular associado a sinais clínicos de mielopatia (infarto medular por compressão vascular). Nesse estágio, a medula espinhal deixa de receber irrigação sanguínea adequada e passa a evoluir com áreas de necrose de neurônios, o que caracteriza uma doença grave e progressiva.


Em um caso como este, em que há muitos fatores a serem considerados, ressalto a importância do atendimento humanizado e individualizado, onde o médico e sua equipe atuam para solucionar cada um dos aspectos e, assim, promover a melhora e qualidade de vida ao paciente.


Estabilização e movimento com artrodese e artroplastia


Optamos, então, por abordagem por via anterior para artrodese no nível C6/C7, onde a doença apresentava maior gravidade, associada à artroplastia em C4/C5/C6.


Como vocês sabem, o sistema de artroplastia ou prótese cervical mantém a mobilidade do segmento operado, o que diminui a sobrecarga do segmento adjacente à artrodese, que pode causar degeneração precoce dos níveis próximos aos fundidos (artrodesado). A esta combinação de artrodese e artroplastia, chamamos de procedimento híbrido.



A cirurgia foi bem-sucedida, o paciente está totalmente assintomático, sem queixas álgicas e com recuperação total da força motora. Já o quadro de mielopatia está quase recuperado, de acordo com as evidências do exame de ressonância. O paciente se mostra extremamente satisfeito e com excelente mobilidade da coluna cervical, como evidenciado nas imagens.


Isso tudo me fez refletir que na vida, muitas vezes, nos deparamos com problemas que queremos solucionar de forma ampla e genérica. Mas, assim como na medicina, onde cada etapa deve ser conduzida de acordo com a necessidade que apresenta, devemos encarar nossos desafios individualmente para melhores resultados.


Abraço,


Dr. André Evaristo Marcondes

São Paulo, 28 de outubro de 2020

bottom of page