top of page

Caso clínico - Procedimentos de artrodese: o que são, quais as indicações e as vantagens/desvantagens

  • Foto do escritor: Dr. Coluna
    Dr. Coluna
  • há 4 dias
  • 2 min de leitura

Hoje compartilho mais um caso para discussão sobre a efetividade e a relação custo-benefício de procedimentos de artrodese. Gostaria de me acompanhar no relato deste caso?


Saiba mais sobre a artrodese


Vale ressaltar que os procedimentos de artrodese da coluna lombar são realizados objetivando a fusão de uma vértebra sobre a outra, desta forma, o segmento intervertebral é fundido para resolver patologias como hérnia de disco, bem como outras patologias como deformidades e instabilidades na coluna lombar.


Os procedimentos de artrodese são definitivos, pois uma vez que é realizada a fusão dos segmentos este procedimento não pode ser refeito, no entanto, em muitos casos de doenças degenerativas, tais procedimentos podem evoluir com a manutenção ou persistência da dor, bem como, em casos raros, o aumento da dor no período de pós-operatório. Desta forma, procedimentos de artrodese podem não evoluir de forma satisfatória para o controle álgico. Então, tendemos a realizar esses tipos de procedimento em pacientes de maior idade, ou em patologias de maior gravidade que já perderam a janela de oportunidade de tratamento precoce.


O procedimento cirúrgico


Saliento que minha equipe está totalmente apta para realizar procedimentos de artrodese, e que podem ser feitos por via posterolateral, via anterior ou em 360 graus — procedimentos com indicações restritas, mas muitas vezes necessárias de serem realizadas e com resultados excelentes a depender da patologia e da indicação. Desta forma, ressalto que cirurgias de artrodese possuem indicações específicas e precisas, muitas vezes sendo necessários de serem realizadas para tratamentos de deformidades, instabilidades e doenças discais, sendo uma ferramenta importante no arsenal terapêutico das patologias da coluna.


O que é artrodese?


É um procedimento que vai fundir uma vértebra sobre a outra e esse procedimento de fusão pode ser realizado por via posterior, por via posterolateral, via anterior ou por via combinada conhecida como artrodese em 360 graus, que tem a grande vantagem de ser um procedimento definitivo e associado a procedimentos de descompressão possuírem enorme efetividade na manutenção de movimentos e em evitar risco de lesão neurológica; no entanto, eles podem evoluir, em alguns pacientes, com dor crônica mesmo após a realização da artrodese e, comumente, evoluem com sobrecarga dos segmentos adjacentes, o que pode predispor a doença degenerativa precoce em segmentos próximos da artrodese.


Por essas possíveis complicações esse procedimento é reservado para indicações específicas e pacientes de maior idade, que mesmo assim, possuem importância terapêutica enorme.


Recuperação e pós-operatório


O paciente encontra-se em processo pós-operatório, já uma boa recuperação e apresentando reabilitação física e fisioterápica adequada. Acredito que, em breve, ele estará 100% recuperado e com a qualidade de vida que tanto merece.


Agradecimentos


Agradeço a Deus e a minha equipe por ter participado deste caso e ter sido um fator de resolução utilizando a artroplastia com muito sucesso. Se você se identificou com esse caso e tem dúvidas sobre esse assunto, estou à sua disposição! Entre em contato pelo meus canais de atendimento.

Comments


botao-whatsapp-01.png
simbolo-dr-coluna-branco.png
Acompanhe as nossas Redes Sociais
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

Esse site tem o objetivo de informar e agregar conhecimento aos leitores, por meio de conteúdos jornalísticos e não representa, necessariamente, as mesmas práticas realizadas no atendimento médico. O site também segue as normas e o código de conduta Web de medicina e saúde, previstas na resolução do CFM 1974/2011. Qualquer conteúdo deste canal não substitui a avaliação e a consulta médica.

As fotos são meramente ilustrativas e os textos possuem direitos reservados. Para publicação ou redistribuição de algum conteúdo, deve-se solicitar autorização prévia por escrito.

 

Responsável técnico:

Dr. André Evaristo Marcondes | RQE 54349 | CRM 121391

bottom of page