top of page

Volta às aulas: Mochilas podem ser vilãs da saúde das crianças, veja


Você sabe quanto pesa a mochila que seus filhos levam para a escola? Na volta às aulas, os pais devem prestar atenção especial, pois tem criança carregando coisa demais.


Não é incomum observarmos crianças e adolescentes carregando mochilas escolares pesadas, geralmente até 10-15% do seu peso corporal, fato que os coloca em risco de dor nas costas e outros distúrbios relacionados. A ameaça representada pelo peso extra é ainda maior pelo fato de que a maioria dos adolescentes não faz exercícios físicos com frequência.


Na hora de comprar uma mochila nova, considere o tamanho e o peso da criança. Na dica geral, as mochilas que as crianças carregam todos os dias à escola, não devem ultrapassar 15 por cento do seu peso, para evitar problemas na coluna. E mais, eu recomendo que o peso da mochila seja 10 por cento do peso da criança.


O problema não é a mochila, mas o peso que se leva nela, pois o peso produz uma grande tração e pressão sobre a musculatura e as articulações, devido a sobrecarga da mochila. A dor nas costas aparece quando a mochila puxa os jovens para trás, levando-os a dobrar a coluna e fazer um arco com as costas. Esta posição pode comprimir a coluna vertebral.


O que pode resultar deste hábito é uma má postura constante e ombros cronicamente arredondados. E se esse jovem tem que levantar a cabeça para ver onde está indo, pode terminar com dores crônicas no pescoço e nervos comprimidos. Toda essa situação pode gerar consequências irreversíveis a longo prazo nas crianças. Pode provocar: desde uma escoliose infantil, até uma cifose ou uma artrose precoce, além da má postura. Pode, em alguns casos, impedir o crescimento dos ossos da criança.


Quanto às mochilas de rodas, quando essas saíram no mercado, parecia ser uma alternativa mais adequada, tão pouco é a solução mais correta, uma vez que as crianças quando as puxam, provocam uma curva atrás, e são produzidas dores nas costas. O ideal, é que as crianças não levem mais peso do que o recomendado.

0 comentário

Comments


botao-whatsapp-01.png
simbolo-dr-coluna-branco.png
Acompanhe as nossas Redes Sociais
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

Esse site tem o objetivo de informar e agregar conhecimento aos leitores, por meio de conteúdos jornalísticos e não representa, necessariamente, as mesmas práticas realizadas no atendimento médico. O site também segue as normas e o código de conduta Web de medicina e saúde, previstas na resolução do CFM 1974/2011. Qualquer conteúdo deste canal não substitui a avaliação e a consulta médica.

As fotos são meramente ilustrativas e os textos possuem direitos reservados. Para publicação ou redistribuição de algum conteúdo, deve-se solicitar autorização prévia por escrito.

 

Responsável técnico:

Dr. André Evaristo Marcondes | RQE 54349 | CRM 121391

bottom of page