top of page

Excesso de repouso pode ser o vilão das dores nas costas

Estima-se que o reforço muscular recupera cerca de 90% das lombalgias



Muitos são os mitos que envolvem o tratamento e os problemas relacionados à coluna vertebral. O repouso prolongado não deixa de ser um deles. Ele faz parte de uma das etapas do tratamento, no entanto, ficar muito tempo parado, e em longo prazo, leva ao enfraquecimento da musculatura paravertebral e isso pode causar novas dores e gerar outros problemas. De acordo com Dr. André Evaristo, especialista em cirurgia de coluna e membro do corpo clínico do Hospital Sírio-Libanês, o excesso de repouso, o sedentarismo, muito tempo no trânsito, estresse e funções diárias que colocam as pessoas em uma única posição por longos períodos são as principais causas de dores e problemas na coluna.


“Até mesmo dentro da própria medicina, por certo tempo, acreditou-se que o caminho para aliviar as dores causadas por essa rotina da vida moderna seria o uso de analgésicos combinado com o repouso prolongado. Hoje, já conseguimos entender que para muitos casos é necessária e indispensável a prática de atividades físicas regulares para uma recuperação ideal”, explica o médico.


Um exemplo disso são as dores nas costas causadas por tensão muscular. A partir do momento em que os músculos estão tensionados, a coluna fica vulnerável as lesões. “Se a pessoa pratica algum esporte, as chances desses músculos permanecerem tensionados são muito baixas, porque haverá a liberação da endorfina, um hormônio ligado à sensação de relaxamento. Esse hábito causará o alívio das dores e automaticamente a prevenção de lesões”, diz Evaristo.


Outra situação é o quanto a musculação pode ajudar na estabilidade articular, ou seja, na capacidade de se mover e estabilizar em diferentes fases do movimento. Nesse caso, o fortalecimento da musculatura além de resguardar a coluna, estimula a sua reconstrução, realinhamento, postura e perda de peso.


Até um estudo realizado em 12 países sobre a abordagem da lombalgia, publicado no último ano pela revista cientifica The Lancet, observa que a atividade física é ponto chave para o tratamento mais eficaz do problema. De acordo com os pesquisadores, as dores ocorrem quando os músculos, que dão apoio estrutural e flexibilidade à coluna, enfraquecem e geram tensão nos nervos e demais estruturas da região lombar. Estima-se que o reforço muscular recupera cerca de 90% das lombalgias. E a rotina de treinamento faz com as crises sejam mais espaçadas e, com o tempo, até mesmo desapareçam.


O especialista comenta ainda que há casos, inclusive pós-cirúrgicos em que o repouso prolongado não é a melhor opção para a melhora. Isso, segundo ele, também se deve a evolução tecnológica e de conhecimento dentro da área médica: “Atualmente, falando de casos bem específicos, é possível reconstruir uma coluna, com pinos e parafusos, de tal maneira que o paciente começa a se recuperar, tendo movimentação no dia seguinte. Isso também acontece em alguns tratamentos de tumores na coluna, em que nós estimulamos essa movimentação logo nos primeiros dias de melhora”, finaliza.

bottom of page