top of page

Você possui a síndrome do pescoço de texto? Cuidado!


Queixas de dores na região do pescoço e na coluna cervical estão cada vez mais frequentes. Um fato que vem chamando atenção dos médicos é o uso muito frequente do celular e de tablets. "Durante muito tempo o vilão foi o computador e agora passou para estes aparelhos.


A cabeça humana pesa aproximadamente 5 kg, mas como o pescoço se movimenta muito, o peso gerado sobre a coluna cervical aumenta e acarreta muito impacto. Em um ângulo de flexão do pescoço (cabeça para baixo) de aproximadamente 15 graus, o peso é de pouco mais de 10 kg, a 30 graus é 18 kg, a 45 graus praticamente duplicada e chega a 22 kg, e a 60 graus alcança o peso de 27 kg. Esse é o peso atingido ao se olhar para um smartphone, ação realizada por milhões de pessoas durante horas todos os dias.


Ao longo do tempo essa má postura, também chamada de "pescoço de texto," pode levar a um desgaste e lesões na coluna cervical, acelerando a degeneração e trazendo consequências à saúde.


Atualmente é muito comum olharmos ao nosso redor e observarmos que todos ficam com a cabeça para baixo de olho nas mensagens de texto, aplicativos e jogos de celulares. As pessoas utilizam o celular de duas a quatro horas por dia em posição inadequada: curvados, lendo e-mails, enviando textos, acessando sites e redes socais.


Isso significa 700 a 1.400 horas por ano em que as pessoas colocam pressão sobre os discos da coluna e a musculatura que a envolve. O que nos preocupa é o uso cada vez mais frequente por crianças e jovens.


Ao longo do tempo, esta posição faz com que a cabeça se incline para a frente, aumentando o peso sobre as articulações da coluna, determinando uma inversão da curvatura normal no pescoço.

bottom of page