Você sabia? Judô faz bem pro corpo e pra mente!


O Judô é uma arte marcial de origem japonesa e tem como principal objetivo derrubar o adversário e conseguir a vitória utilizando o próprio corpo e os movimentos do oponente para que esta meta seja atingida. Um dos primeiros aprendizados do judoca é cair no chão sem se machucar, bem como se posicionar de maneira favorável para si próprio sem precisar usar uma força exacerbada.

Sendo assim, chutes, empurrões e socos são estritamente proibidos nesta arte marcial. Há muitos benefícios para quem é praticante de Judô e hoje vamos te mostrar as cinco principais vantagens de se tornar um judoca aqui neste artigo informativo.

Vale lembrar que não existe uma idade para iniciar nesta modalidade esportiva, no entanto, quanto mais cedo melhor, uma vez que o judoca precisa percorrer um caminho longo em busca de seu aprimoramento.

Os atletas que conseguem chegar até a faixa preta de Judô tem muito conhecimento sobre arte marcial e uma consciência grande sobre como aplicá-lo, aprimorando não somente a parte física, mas também a sua maturidade.

“A importância do Judô extrapola a questão de cair, etc; a filosofia do Judô, que foi criada pelo Jigoro Kano,  é a principal ferramenta porque estamos falando de uma modalidade que agrega muitos valores morais na formação de sua personalidade. Se começa no Judô com aproximadamente cinco anos, então estes valores são desenvolvidos com a prática do esporte e se torna uma constante na vida do atleta. O resultado disso é que você pode sair até o Judô, mas ele nunca vai sair de você”!!


Benefícios Para Quem Pratica o Judô:


Benefício 1 –

Ganho de Condicionamento Físico e Emagrecimento


Além de desenvolver força e perder cerca de 800 calorias por aula, o judoca ganha muito condicionamento físico e controle sobre o seu corpo. A elasticidade é uma vantagem grande para este atleta que aprende desde cedo que se posicionar corretamente durante o combate é essencial para sua vitória.

Quem pratica judô fortalece abdômen, pernas, braços e diversos músculos. Sendo assim, quem procura emagrecimento e condicionamento físico com esta arte marcial tem muito a ganhar.


Benefício 2 –

Aumenta o Desempenho Cerebral e Disciplina


Podemos considerar que o Judô é um grande tabuleiro de xadrez, onde a sua posição vai definir a sua vitória. Esta arte marcial contribui essencialmente para potencializar o raciocínio lógico, paciência e autocontrole. Não existe uma pessoa que consiga se dedicar ao Judô se não for disciplinada, sendo assim, esta característica se faz muito importante dentro do dojo e fora dele. Quem leva para a vida a filosofia do Judô, tem um belo caminho pela frente.


Benefício 3 –

O Judô Estimula o Respeito


Talvez este seja um dos principais motivos que os pais se interessam em matricular seus filhos em aulas de Judô. Desde cedo, a criança aprende que o respeito pelo seu mestre e pelo seu adversário é elementar. Para as crianças a obediência às instruções de seu mestre pode ser também um divisor de águas em sua educação dentro de casa, na escola e demais lugares.


Benefício 4 –

Desenvolve a Capacidade de Analisar a Realidade:


Além disso, também estimula ao atleta a compreender que quando a sua realidade não é favorável, é necessário mudar isso. De uma forma respeitosa com o seu adversário, jamais usando a violência, o judoca aprende a derrotar o seu oponente. Ou seja, ele descobre que o quanto antes ele conseguir entender a realidade do momento, melhor para ele.



Benefício 5 –

O Judô Desenvolve Valores Primordiais Para o Ser Humano


Honestidade, civilidade, humildade, solidariedade e respeito são características dos judocas que se dedicam de verdade em prol desta arte marcial. Se algo difere desta verdade, o judoca não estará totalmente sintonizado com a filosofia do Judô.

O praticante desta arte marcial entende que o fortalecimento do seu corpo e da sua mente são igualmente importantes (mente são e corpo são) e jamais usará o Judô de maneira desonesta em favor próprio. São valores que os mestres passam para as crianças e para os adultos que praticam esta bela arte marcial.


Quem pode praticar o Judô?

Basicamente todas as pessoas podem praticar esta arte marcial japonesa. No entanto, é aconselhável sempre passar por um médico antes para que sejam avaliadas as condições físicas da pessoa. Não existe distinção de gênero, homens e mulheres podem e devem praticar o Judô.

O mais importante mesmo é tentar praticar o Judô pelo menos três vezes na semana para que os resultados possam aparecer ainda mais rápidos, tanto no quesito condicionamento físico, emagrecimento e capacidades técnicas que envolvem os movimentos.

Acompanhe as nossas Redes Sociais
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
Você já é meu paciente?

Envie um e-mail diretamenta para:

Esse site tem o objetivo de informar e agregar conhecimento aos leitores, por meio de conteúdos jornalísticos e não representa, necessariamente, as mesmas práticas realizadas no atendimento médico. O site também segue as normas e o código de conduta Web de medicina e saúde, previstas na resolução do CFM 1974/2011. Qualquer conteúdo deste canal não substitui a avaliação e a consulta médica.

As fotos são meramente ilustrativas e os textos possuem direitos reservados. Para publicação ou redistribuição de algum conteúdo, deve-se solicitar autorização prévia por escrito.

 

Responsável técnico:

Dr. André Evaristo Marcondes | RQE 54349 | CRM 121391