top of page

Tratamento para discopatia


Artroplastia tirou o paciente da sua condição de dor e perda de movimento


Este caso que compartilho com vocês é extremamente grave, pois trata-se de uma coluna com severos danos, apesar de o paciente ser jovem e bastante ativo.


Quando chegou ao meu consultório, os exames apontaram Discopatia nos segmentos L4/L5 da coluna lombar, de nível III para IV na Escala Pfirrmann: condição em que os discos intervertebrais estavam pretos, com ruptura interna da membrana e mínima perda da altura discal. Já nos segmentos seguintes, em L5/S1, a Discopatia estava em V na Escala Pfirrmann: com perda total da altura discal, onde a estrutura estava praticamente osso contra osso. Para piorar o quadro, uma volumosa Hérnia de Disco Extrusa, também em L5/S1, causava compressão radicular.


Todo este quadro acarretava em dor severa e excruciante, que irradiava para membro inferior direito e causava importante alteração de sensibilidade na perna direita. Caminhar normalmente já não era mais possível, o que levou o jovem paciente a mancar, perder boa parte de sua qualidade de vida e afastar-se das atividades que praticava.


Após analisar cuidadosamente cada aspecto desta situação, eu e minha equipe levamos em conta que: como as características estruturais da coluna vertebral estavam relativamente preservadas, exceto pela destruição dos discos, e o paciente ainda era jovem e ativo, isso nos levou a optar pelo procedimento que pudesse devolver a saúde da sua coluna e permitir seu retorno às atividades na melhor forma possível.


Cirurgia de Artroplastia Lombar


Elegemos, então, a Artroplastia Lombar, um dos procedimentos que mais me agrada fazer atualmente, tendo em vista toda a tecnologia e possibilidades envolvidas no processo. Com prótese de terceira geração, retiramos os resquícios dos discos doentes em L4/L5/S1, realizamos a descompressão e implantamos discos artificiais. Por meio deles, pudemos:

  • Devolver a altura discal;

  • Promover lordose (que é o alinhamento correto da coluna lombar) para evitar sobrecarga de outros segmentos;

  • Restabelecer o movimento funcional e normal da coluna;

  • Restaurar a anatomia normal da área lombar.




Como resultado, alcançamos o objetivo: o paciente está com pouco mais de 10 dias de pós-operatório, caminha normalmente e sem queixas álgicas. Estimamos que sua recuperação total e retorno às atividades físicas de alta demanda poderão ocorrer entre 4 e 6 meses.


Como sempre digo, é uma sensação muito boa de gratidão e realização poder colaborar para restaurar a saúde do paciente. Agradeço sua confiança no meu trabalho e a todos os que me apoiam na realização diária deste sonho de ser Ortopedista, Especialista em Cirurgia de Coluna.


Abraços,


Dr. André Evaristo Marcondes

São Paulo, 04 de fevereiro de 2021

bottom of page