Tenho dor nas costas, posso praticar musculação?


Pessoas com lombalgia (dor na lombar), normalmente, acham que não devem fazer musculação por se tratar de uma atividade com pesos. Dessa forma, a intensificação de um possível quadro de dor será evitada.


Porém, de acordo com um estudo publicado no Journal of Strength Conditioning Research, o exercício é indicado, sim, para pessoas que sofrem com essa condição.


A pesquisa comparou a realização de musculação com a de treinamento aeróbico, em indivíduos que sofriam de lombalgia idiopática, ao longo de 16 semanas. Algumas das conclusões foram:


»O grupo que fez musculação apresentou melhoras nos níveis de dor, na capacidade funcional e na qualidade de vida


»O grupo da musculação perdeu gordura mais rápido


»O grupo que fez o treinamento aeróbico não apresentou melhoras nos níveis de dor, capacidade funcional e na qualidade de vida


A partir desses achados e com o auxílio de um profissional qualificado, você pode iniciar seus exercícios de musculação sem medo, pois eles são um grande aliado para ajudar a combater a dor lombar.

Acompanhe as nossas Redes Sociais
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
Você já é meu paciente?

Envie um e-mail diretamenta para:

Esse site tem o objetivo de informar e agregar conhecimento aos leitores, por meio de conteúdos jornalísticos e não representa, necessariamente, as mesmas práticas realizadas no atendimento médico. O site também segue as normas e o código de conduta Web de medicina e saúde, previstas na resolução do CFM 1974/2011. Qualquer conteúdo deste canal não substitui a avaliação e a consulta médica.

As fotos são meramente ilustrativas e os textos possuem direitos reservados. Para publicação ou redistribuição de algum conteúdo, deve-se solicitar autorização prévia por escrito.

 

Responsável técnico:

Dr. André Evaristo Marcondes | RQE 54349 | CRM 121391