top of page

Sente dores nas costas? Veja profissões que podem ser fatais para a sua coluna


Permanecer em posições desconfortáveis durante um longo período de tempo pode causar danos irreversíveis à saúde da coluna vertebral. De acordo com a Organização Mundial da saúde (OMS), a cada dez indivíduos, oito sofrerão com as dores nas costas.


E é por isso que no local de trabalho, onde passamos a maior parte do nosso dia, devemos manter uma postura correta. Fora dele, descansar ao menos oito horas por noite e alimentar-se de forma saudável também são dicas favoráveis para a saúde da coluna.


Secretária e recepcionista

Algumas profissões como secretária e recepcionista, que obrigam a pessoa a permanecer muito tempo sentada, aumentam a carga da coluna quando não é mantida uma postura adequada.


Dentistas e manicures

Já dentistas e manicures, por exemplo, ficam com o tronco cervical para frente, com o pescoço dobrado, por exemplo, na maioria de suas tarefas, sobrecarregando os discos vertebrais. Além de dor nos ombros, braços e pescoços, pode acarretar sensibilidade ou fraqueza nos braços.


Motoristas

De uma forma geral, os motoristas têm uma postura ao dirigir que pressiona o nervo ciático, gerando dor na região lombar, nádegas e pés.


Carregadores e estoquistas

Nos supermercados, mercearias ou nas centrais de distribuições a responsabilidade é de peso. Carregar, descarregar e organizar produtos com muitos quilos é o dia a dia dos trabalhadores desses locais. A coluna toda sofre com o excesso. Pode haver dores musculares, hérnias de disco, artrose e outros problemas. Para encarar essa rotina é preciso muito preparo físico.


Prevenção

Para prevenir esses problemas, é importante que esses profissionais façam alongamentos durante o período de trabalho e que pratiquem exercícios físicos regularmente. Assim, os membros são fortalecidos e os riscos de lesões diminuem.


Ao checar as mensagens no celular, a cabeça deve estar reta e o olhar alinhado ao aparelho. Para quem lida com peso, além de fortalecer os músculos com atividade física, tem que aprender a maneira correta de carregar os objetos.


Não flexionar a coluna, aproximar bem o produto do peito e usar escadas para alocá-los em estantes altas, completou o médico.

bottom of page