top of page

Quais os benefícios da acupuntura?


A acupuntura é uma técnica usada em tratamentos alternativos contra diversos males, os quais são administrados através das famosas agulhas, espetadas ao longo do corpo do paciente. Conhecida e muito difundida entre os adeptos da medicina alternativa, o tratamento através da acupuntura apresenta excelentes resultados e os mais variados benefícios para o corpo e mente.


Também utilizados nas técnicas, existem os “pontos nervosos”, os quais podem influenciar no modo como o cérebro recebe e responde à estímulos específicos. Essa teoria é sustentada inclusive pela medicina tradicional, de modo que a OMS (Organização Mundial da Saúde) reconhece a acupuntura como um complemento das práticas medicinais modernas. No Brasil, o Conselho Federal de Medicina já adota a prática como especialidade médica, estando ela presente na Tabela do Sistema de Informações Ambulatoriais do Ministério da Saúde (SAI/SUS).


Esse reconhecimento é suportado pelo ótimo desempenho da acupuntura no tratamento de diversas enfermidades, influindo dores musculares e cefaleia aguda. Processos regenerativos em geral também são muito beneficiados quando acompanhados por esse tratamento, permitindo a recuperação de lesões graves ou processos cirúrgicos recentes.


Por manusear os estímulos necessários para se obter uma resposta cerebral específica, é possível utilizar a acupuntura para regular diversas funções do organismo, as quais estejam apresentando alterações. Ao influenciar reações do hipotálamo e da glândula hipófise, por exemplo, é possível regular a liberação de cargas hormonais pelo corpo.


O sistema imunológico também pode ser muito beneficiado pelo uso da técnica, o que pode ser de grande auxílio a quem está se submetendo a tratamentos como quimioterapias ou cirurgias, os que normalmente debilitam a imunidade do paciente.


A diminuição de tensões emocionais é outro grande benefício desse tratamento, não somente no dia-a-dia, mas em casos como os citados acima, a diminuição do estresse emocional também contribui para uma melhor recuperação de todo e qualquer mal.

bottom of page