top of page

Para brasileiros, má postura é principal causa de dor na coluna


As dores nas costas e musculares atingem oito em cada dez pessoas no mundo todo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Uma das principais causas apontadas pelos especialistas é a má postura. Essa também é a opinião da maior parte dos brasileiros. Uma pesquisa chamada “A Dor no Cotidiano”, promovida pela Advil, em parceria com o Ibope, entrevistou 1.954 brasileiros e descobriu que 58% deles acreditam que a posição inadequada causa dor nas costas, enquanto que 38% apontam-na como motivo de dores musculares.


Algumas origens do problema são o uso abusivo de smartphone, o travesseiro inadequado, dormir de bruços, a tensão, as questões emocionais ou as horas sentado em frente ao computador.


Juntos ou isolados, esses fatores ocasionam forte pressão na região do pescoço e nos músculos, acarretando dores constantes e/ou agudas. São atitudes que trazem sequelas graves e que, se não tratadas, podem atingir até a coluna cervical e causar sérios problemas ergonômicos.


O tempo também é fator determinante para o desenvolvimento desses incômodos. Eles podem demorar a aparecer. Mas, de dores sazonais, tornam-se crônicas, com a sobrecarga nas vértebras, e ocasionam uma eventual artrose precoce ou hérnia de disco.


Mas há o lado bom do tempo também. Adotar atitudes simples como rotina pode prevenir as dores nas costas e musculares e até mesmo reverter um quadro já estabelecido.


bottom of page