O que fazer pra evitar a má postura?



A má postura pode ser uma das causas para lesões na coluna, ombros e quadril. A boa postura é o reflexo do equilíbrio estrutural do corpo.


No nosso dia a dia devemos ficar atentos com a postura no trabalho, em casa, na escola e até ao dormir. As dores nas costas podem ocorrer pela má postura que adotamos e nem percebemos. Saber sentar-se corretamente em frente ao computador, na sala de aula e no trabalho evita muitas lesões.


No trabalho ficar numa posição durante muito tempo acaba afetando a postura. Quando o indivíduo fica por longo período sentado, é importante ele obter uma ergometria correta para prevenir lesões pela má postura.


As crianças em períodos escolares devem ser orientadas a manter uma boa postura ao sentar-se na carteira, deve praticar atividades esportivas e devem evitar carregar as mochilas nas costas.


Para dormir é preciso escolher bem o colchão e travesseiros adequados. Se dormir de barriga para cima é importante colocar um travesseiro em baixo dos joelhos, pois melhora a curva natural da coluna. Quando dormir de bruços é considerável colocar um travesseiro debaixo dos pés para diminuir a tensão na lombar. E se for dormir de lado é interessante colocar outro travesseiro entre os joelhos, pois previne que sua coxa deixe a coluna desalinhada e diminui o estresse sobre os quadris e lombar.


Como tratar a má postura viciosa?


A fisioterapia pode ajudar a eliminar o vicio da má postura. Exercícios de fortalecimento da musculatura estabilizadora da coluna são prescritos pelo fisioterapeuta e vai te ajudar a melhorar o equilíbrio corporal.


Os exercícios para a má postura fazem parte de um protocolo elaborado por um fisioterapeuta especialista que vai ter ensinar e te ajudar a melhorar esta condição.


As dores causadas pela má postura podem ser tratadas com um fisioterapeuta, que estabelece vários tipos de exercícios que tonificam os músculos abdominais e das costas, como atividades de RPG ou de Pilates que alivia as dores nas costas, ombros e pescoço, e exercícios de alongamento adaptados para cada tipo de paciente.

Acompanhe as nossas Redes Sociais
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
Você já é meu paciente?

Envie um e-mail diretamenta para:

Esse site tem o objetivo de informar e agregar conhecimento aos leitores, por meio de conteúdos jornalísticos e não representa, necessariamente, as mesmas práticas realizadas no atendimento médico. O site também segue as normas e o código de conduta Web de medicina e saúde, previstas na resolução do CFM 1974/2011. Qualquer conteúdo deste canal não substitui a avaliação e a consulta médica.

As fotos são meramente ilustrativas e os textos possuem direitos reservados. Para publicação ou redistribuição de algum conteúdo, deve-se solicitar autorização prévia por escrito.

 

Responsável técnico:

Dr. André Evaristo Marcondes | RQE 54349 | CRM 121391