top of page

Nove dicas para prevenir problemas na coluna, veja


Quem tem ou teve problemas de coluna sabe como é difícil lidar com a dor e o incômodo causado por ela. No entanto, para evitar e até aliviar as dores temos algumas dicas, com base na pesquisa realizada pela Sociedade Norte-Americana de Coluna – “9 for Spine”.


1. Exercite-se regularmente para melhorar a saúde e reduzir as chances de dor nas costas


Para se manter saudável, sua coluna precisa de um regime regular de alongamento, fortalecimento e exercícios de condicionamento aeróbico, tais como natação, yoga, musculação e caminhadas. Sem exercício, os músculos podem ficar fracos e sem condicionamento, o que pode levar a dores nas costas e a lesões. Se você tiver dúvida sobre a prática esportiva mais apropriada para você, consulte um especialista, antes de iniciar a prática esportiva, visando encontrar os exercícios certos para ajudá-lo a permanecer saudável, sem estresse, forte e livre de dor nas costas.


2. Não fume


Muitos especialistas em coluna relatam que os fumantes são mais propensos a sofrerem com dor nas costas do que os que não fumam. Acredita-se que o fumo restringe o fluxo de sangue para os discos que amortecem as vértebras, reduz a absorção de cálcio e impede o crescimento de novos ossos.


3. Mantenha um peso corporal saudável


O peso extra, particularmente quando concentrado na região abdominal, muda o centro de gravidade do corpo, deslocando-o para frente e realizando uma tensão desnecessária sobre os músculos das costas e dos tecidos circundantes.


4. Mantenha os músculos das costas fortes


Músculos fracos e sem condicionamento no abdômen e nas costas não oferecem um apoio apropriado à coluna, podendo levar ao aparecimento de dor e ao risco de lesões.


5. Observe as orientações de mecânica corporal quando você se levantar e se abaixar


Se você deve levantar ou mover algo pesado, faça isto com segurança. Encontre um parceiro para compartilhar a carga. Em vez de puxar ou levantar um objeto pesado, empurre-o.


6. Verifique e altere a sua postura frequentemente ao usar seu laptop, smartphone ou tablet


Graças à tecnologia, sentir dores nas costas nunca foi tão fácil! O uso de tablets, smartphones e laptops todo o dia (e noite) pode causar dor no pescoço e tensão nas costas.


7. Reduza o estresse


Há uma forte ligação entre estresse e a dor na coluna. A resposta do organismo ao estresse pode ser dada pela tensão muscular nas costas, que pode causar espasmos dolorosos. No manejo da dor crônica nas costas, é fundamental reduzir o estresse tanto quanto possível, mesmo que isso signifique desligar o smartphone após o trabalho, ir a um terapeuta, aprender técnicas de relaxamento ou praticar exercícios físicos mais regularmente.


8. Mantenha os ossos fortes e saudáveis, tomando cálcio, vitamina D e praticando exercícios


Como a coluna tem 33 dos 206 ossos do nosso corpo, a saúde geral está ligada à saúde óssea.Para reduzir a chance de sofrer com osteoporose, verifique com seu médico se você precisa tomar suplementos de cálcio e/ou vitamina D.


9. Moderação! Se você não pratica exercícios físicos com frequência, nada de exagerar nas práticas esportivas no fim de semana


Se você trabalha duro de segunda a sexta, não declare “guerra” ao seu organismo, fazendo exercícios intensos ou todas as tarefas domésticas no fim de semana. A melhor aposta para se manter saudável e livre de dor na coluna é manter o mesmo ritmo, durante toda a semana, em suas tarefas e nos exercícios físicos.

bottom of page