top of page

Natação e dor nas costas


Na maioria dos casos, a natação pode melhorar dores nas costas, isso porque dentro d`água tiramos um peso significativo da coluna devido as propriedades da água (lê-se empuxo). Por isso é uma excelente opção para quem está procurando uma alternativa para se exercitar mas que não agrave suas dores na lombar ou cervical. Entretanto, movimentos repetitivos ou executados de maneira incorreta, mesmo executados dentro da piscina, podem gerar algumas lesões e por isso se faz necessário o acompanhamento de um bom professor.


Veja nossas dicas para tirar melhor proveito da natação sem agravar suas dores nas costas:


Para quem tem dores nas costas é importante alongar-se antes e depois dos treinos.

A utilização de acessórios que ajudam na flutuação como pullbouy ou nadadeiras podem diminuir o estresse na coluna.

Para evitar dores nas costas enquanto se nada é importante que prestar atenção às técnicas corretas de nado. Se tiver dúvidas quanto a execução correta de algum movimento, procure a ajuda de um professor.

O nado de costas ou o estranhíssimo nado de lado (que é muito usado como técnica de salvamento), são muito recomendados pelos médicos para aliviar as dores na coluna.

No nado de crawl, durante o movimento de respiração, evite rotacionar o pescoço para tirar a cabeça fora d`água, o ideal é rotacionar todo o corpo para tirar o rosto fora d`água e assim conseguir respirar. Usar um snorkel pode ser também uma boa opção para diminuir as tensões no pescoço, já que assim podemos nadar o crawl sem mexer tanto a cabeça (Leia também A rotação do nado crawl).

Evite nadar costas por muito tempo, já que os músculos da frente do pescoço podem ficar muito contraídos e gerar algumas dores no pescoço. Por isso sempre alterne os estilos durante o treino.

Quando for realizar viradas olímpicas, traga o queixo em direcção ao peito, para proteger o pescoço enquanto realiza o movimento e cambalhota.

bottom of page