top of page

Hérnia de disco: principal causa de afastamento do trabalho em 2023



De acordo com dados do Ministério da Previdência Social, mais de 50 mil pessoas precisaram se afastar das suas atividades profissionais por problemas de hérnia de disco e mais de 46 mil por causa de dores na coluna lombar. Estes dados mostram uma triste realidade que observo em meu consultório, onde o número de pessoas acometidas com doenças na coluna, especialmente a hérnia de disco, só aumenta na população de qualquer faixa etária e condição social.


Muitos pacientes me procuram devido a problemas trabalhistas relacionados a patologias da coluna, seja sem o devido tratamento, como para patologias na coluna já tratadas de maneira adequada mas que mantiveram perda funcional que os impossibilitam na realização das atividades profissionais que eles costumavam desempenhar.


Apesar deste assunto ser extremamente delicado, acho que vale a pena ser debatido de forma clara e transparente. É importante salientar que muitas vezes o tratamento tanto cirúrgico quanto conservador de patologias na coluna vertebral permite a melhora do quadro de dor e do quadro neurológico dos pacientes, melhorando significativamente a função e a qualidade de vida dos mesmos, mas infelizmente, em muitos casos não é possível a cura total dessas pessoas, mantendo uma "sequela" ou uma incapacidade "parcial" que os impossibilita de retornar às atividades profissionais que realizavam previamente ao aparecimento da patologia.


Expertise e tecnologia a serviço das suas necessidades


Essas "sequelas" são extremamente traumatizantes para os pacientes, muitas vezes desencadeando quadros depressivos graves pela incapacidade funcional que eles passam a apresentar, além das óbvias consequências financeiras que acarretam não só para o paciente, mas toda a sua família. No nosso país, por causa da organização previdenciária, a maioria desses casos acabam necessitando ter um suporte financeiro junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), necessidade de adaptação de função para atividades de trabalho que os mesmos consigam desempenhar, ou muitas vezes, necessitando de afastamento por tempo indeterminado ou aposentadoria por invalidez em decorrência da gravidade das lesões sequelares que possam vir a apresentar.


Fazemos a sua avaliação 


Ressalto que tanto para mim quanto para a minha equipe é um prazer poder avaliar e contribuir com esse perfil de paciente, onde muitas vezes conseguimos soluções clínicas e cirúrgicas que recuperam a funcionalidade dos mesmos, no entanto, outras vezes mesmo não podendo ajudar esses pacientes do ponto de vista clínico, estamos disponíveis para a realização de laudos ou perícias que ajudem os pacientes a conseguir os benefícios aos quais esses têm direito junto à previdência social. 


A realização de laudos ou perícias específicas por especialistas da área ajuda esses pacientes a conseguirem os benefícios que eles têm direito, mesmo com as inúmeras dificuldades de consegui-los junto. Desta forma, estamos de portas abertas para ajudá-los no que for possível. 


Caso precise de uma ajuda para o seu caso, vale lembrar que estou disponível no Núcleo de Medicina Avançada do Hospital Sírio Libanês. Não deixe de entrar em contato através de meus canais de atendimento. 


Vamos trabalhar juntos para encontrar a melhor solução para o seu problema!


תגובות


bottom of page