Emagrecimento rápido pode causar dores nas costas, veja


O senso comum ilude com a ideia de que apenas quem está acima do peso ou sobrecarregando a coluna com bolsas e mochilas exageradas sente incômodo nas costas. Só que as queixas também são muito comuns em pessoas que passam por processos rápidos de emagrecimento, como cirurgia bariátrica, uso de medicamentos ou dietas de baixa caloria associadas a exercícios aeróbicos.


O emagrecimento mexe com a sustentação do corpo. Quando a pessoa começa a eliminar peso, além de gordura, ela perde muita massa magra. Com isso, a força dos músculos que sustentam a região fica comprometida, o que acarreta dor, e ainda propicia o surgimento de problemas como a hérnia de disco


Ao mesmo tempo, nutrientes muito importantes para o organismo podem entrar em carência, como o cálcio e o magnésio, causando o enfraquecimento dos ossos. É possível que haja redução da densidade e, dessa forma, eles se tornem porosos e frágeis, aumentando o risco de lesões.


Para evitar: Musculação, natação, hidroginástica e pilates são algumas das atividades que auxiliam no desenvolvimento de massa magra. Mas, o ideal é que sejam realizadas sob a supervisão de um educador físico, assim como a alimentação deve ser acompanhada por um nutricionista.


Acompanhe as nossas Redes Sociais
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
Você já é meu paciente?

Envie um e-mail diretamenta para:

Esse site tem o objetivo de informar e agregar conhecimento aos leitores, por meio de conteúdos jornalísticos e não representa, necessariamente, as mesmas práticas realizadas no atendimento médico. O site também segue as normas e o código de conduta Web de medicina e saúde, previstas na resolução do CFM 1974/2011. Qualquer conteúdo deste canal não substitui a avaliação e a consulta médica.

As fotos são meramente ilustrativas e os textos possuem direitos reservados. Para publicação ou redistribuição de algum conteúdo, deve-se solicitar autorização prévia por escrito.

 

Responsável técnico:

Dr. André Evaristo Marcondes | RQE 54349 | CRM 121391