Conheça 8 benefícios da caminhada para saúde


A caminhada é uma atividade física indicada por amigos cardiologistas para emagrecer e manter a saúde do coração e da mente, diminuindo a ansiedade e estresse, por exemplo.


Os benefícios da caminhada diária são muito variados e podem incluir:

Redução do inchaço nas pernas e tornozelos;

Prevenção da obesidade e ajuda a perder peso;

Melhora da circulação sanguínea;

Fortalecimento de todos os músculos do corpo;

Melhora da postura corporal;

Melhora da ansiedade e estresse;

Relaxamento dos músculos da nuca e dos ombros;

Prevenção de complicações cardiovasculares, como infartos e hipertensão.

Estes benefícios acontecem quando o indivíduo caminha pelo menos 2 horas e meia por semana e possui outros hábitos saudáveis, como comer alimentos frescos e pouco calóricos.


Benefícios da caminhada na gravidez

Os benefícios da caminhada na gravidez são:

Redução dos pés inchados no final do dia;

Melhora o sono da gestante;

Ajuda a relaxar;

Evita ganhar peso em excesso;

Diminui o risco de pré-eclâmpsia e diabetes gestacional.

Outros exercícios, como nadar ou praticar yoga, também podem ter os mesmos benefícios da caminhada na gravidez. No entanto, a grávida deve realizar uma consulta no médico obstetra antes de realizar exercício físico.


Dicas para emagrecer com a caminhada

Esta atividade pode ser feita em qualquer idade e em qualquer lugar, seja na academia, na praia ou rua e para que a caminhada seja saudável e queime calorias é importante:

Andar rápido, de forma a que a respiração acelere e não seja possível conversar facilmente;

Contrair os músculos da barriga de forma a manter uma postura correta;

Balançar os braços vigorosamente enquanto caminhada, pois melhora a circulação sanguínea.

Se for feita diariamente, a caminhada emagrece e ajuda a perder barriga, podendo queimar-se até 400 calorias por hora e aproximadamente 2,5 cm de barriga por mês. Além disso, quando feita num local tranquilo e com boa paisagem pode ser um ótimo tratamento para controlar o estresse.


É bom caminhar em jejum?

A caminhada em jejum não é beneficia para a saúde, pois pode levar a tonturas, enjoos e desmaios, já que o individuo pode não ter açúcar no sangue suficiente para caminhar.

Assim, o ideal é a ingestão de uma refeição ligeira, com carboidratos e fruta, como pão de cereais e suco de fruta, por exemplo, antes do exercício, evitando refeições muito volumosas para não se sentir desconfortável.


Cuidados importantes durante a caminhada

Os cuidados na caminhada incluem:

Utilizar calçado confortável e roupas leves;

Beber 250 mL de água por cada hora de caminhada;

Utilizar filtro solar, óculos escuros e chapéu ou boné;

Evitar horários mais quentes, como entre as 11h e as 14h e ruas muito movimentadas;

Fazer exercícios de alongamento antes e depois da caminhada, como alongar as pernas e os braços, para ativar a circulação e prevenir as cãibras. Saiba quais os exercícios que deve fazer em: Exercícios de alongamento para caminhada.

Estes cuidados na caminhada ajudam a prevenir problemas de saúde, como lesões, desidratação, insolação ou queimaduras solares.


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Dr. André Evaristo Marcondes | RQE 54349 | CRM 121391