Como largar o sedentarismo e iniciar um esporte? Veja minhas dicas!


Você é daquelas pessoas que diz que na próxima semana vai começar a praticar exercícios físicos? Saiba que não está sozinho. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgada em 2017, aproximadamente 100, 5 milhões de brasileiros com mais de 15 anos não realiza nenhum esporte ou exercício. Entretanto, você não precisa continuar fazendo parte desse grupo. Que tal deixar a preguiça de lado e realmente procurar promover mudanças na sua saúde através dos exercícios?

Separei 5 dicas pra te dar uma forcinha!


1- Vá ao médico: Antes mesmo de iniciar qualquer prática esportiva é importante ter conhecimento da sua condição corporal. Procurar um médico é o primeiro passo para obter a liberação para realizar atividades físicas. A consulta pode ser feita com um clínico geral, ele solicitará os exames e dará o diagnóstico.


2- Procure um profissional de Educação Física: Outra passo importante, independente do local ou do tipo de esporte que será praticado, é consultar um educador físico. Certifique-se que ele possui registro no Conselho Regional de Educação Física. Esse profissional lhe auxiliará, a partir da avaliação médica, na escolha do exercício mais indicado e a frequência com que será feito.


3- Dê prioridade a exercícios que trabalhem o corpo como um todo: Para iniciar a vida esportiva sem desistir nos cinco primeiros minutos é interessante optar por esportes de baixa intensidade que trabalhem o corpo com um todo. São alguns exemplos: a caminhada, o ciclismo e a natação. Seria menos lesivo para as articulações e geraria algum benefício para o indivíduo que está, por exemplo, sedentário e que quer ao longo do tempo perder massa corporal.

Exercícios de baixa intensidade resultam na perda de colesterol total e no LDL, o colesterol ruim. Segundo o Colégio Americano de Medicina do Esporte, semanalmente é preciso fazer 150 minutos de exercício de baixa intensidade, o equivalente a 30 minutos diários. Caso seja de alta intensidade, como o Crossfit ou HIIT (treino intervalado de alta intensidade), o Colégio estipula 75 minutos semanais divididos em três dias com duração mínima de 20 minutos cada.


4- Alie o esporte à mudança de hábitos alimentares: Um dos malefícios para quem é sedentário, além da falta de prática regular de atividades físicas, também é a alimentação desequilibrada ou inadequada. De antemão, quem pratica exercícios físicos deve evitar alimentos de alto teor de calorias e gordura.

Não esqueça de se manter hidratado. A cada 15 ou 30 minutos de exercício é preciso tomar no mínimo 250 ml de água.


5- Mantenha o foco sem sair de casa: Imprevistos acontecem. Às vezes não dá para sair e treinar, mas isso não é desculpa para ficar parado. Deixe a preguiça de lado, ponha sua roupa de exercícios e aproveite o tempo em casa. Alguns exercícios que podem ser feitos sem necessariamente ter o acompanhamento de um profissional são: a flexão dos braços, abdominais curtos (que não elevam excessivamente a região da lombar), polichinelos e agachamentos. Esse último pode ser adaptado como um exercício funcional onde você deve sentar e levantar da cadeira ou do sofá, sempre com a coluna reta. Dessa forma os agachamentos trabalham o fortalecimento da musculatura das pernas. Já falamos aqui também sobre como usar o seu celular para ter uma vida mais saudável.

Acompanhe as nossas Redes Sociais
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
Você já é meu paciente?

Envie um e-mail diretamenta para:

Esse site tem o objetivo de informar e agregar conhecimento aos leitores, por meio de conteúdos jornalísticos e não representa, necessariamente, as mesmas práticas realizadas no atendimento médico. O site também segue as normas e o código de conduta Web de medicina e saúde, previstas na resolução do CFM 1974/2011. Qualquer conteúdo deste canal não substitui a avaliação e a consulta médica.

As fotos são meramente ilustrativas e os textos possuem direitos reservados. Para publicação ou redistribuição de algum conteúdo, deve-se solicitar autorização prévia por escrito.

 

Responsável técnico:

Dr. André Evaristo Marcondes | RQE 54349 | CRM 121391