top of page

Alguns sinais que podem sugerir problemas em sua coluna



A maior parte da sociedade já foi acometida por alguma dor na coluna vertebral. Episódios assim são comuns, principalmente, após grandes esforços ou a realização de tarefas repetitivas. Em alguns casos, as dores têm duração momentânea e não implicam, necessariamente, um problema grave na região, como uma doença degenerativa. Já em outros, as dores se manifestam como um sintoma de patologia crônica na coluna.


Veja alguns sinais que devem despertar a sua atenção para possíveis problemas na coluna:


– Persistência da dor por um tempo prolongado. No caso de doenças na coluna, a dor não desaparece facilmente, sob o uso de alguma medicação ou com um simples repouso, por exemplo. O paciente se queixa com dores que ultrapassam uma semana, normalmente.


– As dores nas costas costumam piorar após a realização de atividades simples do dia a dia (como varrer a casa) ou mesmo nas tarefas do trabalho.


– Além da dor, o paciente com alguma disfunção na coluna pode sentir outros sintomas como formigamentos e dormências nos membros inferiores ou superiores; a própria irradiação da dor para outros membros; perda de controle da bexiga ou do intestino; dificuldades para se locomover ou levantar algum objeto (normalmente, o paciente sente as pernas ou os braços pesados e sem força); dores de cabeça associadas a dores na região da nuca e que se prolongam para os ombros; desânimo para a realização de atividades rotineiras com a limitação do rendimento, etc.


Nenhum tipo de dor na coluna deve ser ignorado, principalmente, quando o paciente detecta a presença de um ou mais dos sintomas listados acima. Ao identificar incômodos similares, deve-se procurar por ajuda médica imediatamente. Mascarar a dor com o uso de medicamentos (por conta própria) ou “receitas caseiras” é colocar a saúde em risco. O ideal é investigar a causa das dores e demais sintomas com a ajuda de um especialista para que a raiz do problema (e não somente os efeitos que ele manifesta) seja tratada de forma adequada e efetiva.

bottom of page