top of page

A sua bolsa pode estar acabando com sua saúde, veja


Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 85% das pessoas já teve ou ainda terá dores nas costas. O motivo? Postura inadequada e, acredite, bolsa pesada.


Quando você carrega uma bolsa pesada...

♦ Sua passada natural fica desequilibrada.

A sua passada, ou marcha, é a maneira que os seus braços e pernas balançam quando você caminha naturalmente, e é uma forma importante de manter o equilíbrio do seu corpo. Ao pendurar uma bolsa em um dos lados do corpo, você impede o movimento correto do braço daquele lado, fazendo que o outro braço balance mais. Isso pode causar problemas.


♦ Os seus músculos ficam desequilibrados. Já que todo o peso da sua bolsa está concentrado em um ombro, você carrega uma carga assimétrica, que desequilibra a sua postura. A maioria das pessoas geralmente carrega a bolsa do lado dominante – se você é destro, carrega no ombro direito. No entanto, isso faz com que os músculos do seu ombro dominante, principalmente o músculo trapézio, aumentem.


♦ Por conta disso, os seus músculos ficam doloridos. Carregar uma bolsa pesada pode causar espasmos e o enrijecimento do músculo trapézio, localizado acima dos ombros. Pode afetar também os músculos que vão do ombro até a base do pescoço.


♦ Pode até causar dor de cabeça. Algumas pessoas desenvolvem dor de cabeça causada pela tensão imposta aos músculos pela carga tão pesada.



bottom of page