6 dicas para prevenir a dor nas costas ao dirigir



Independente da carreira, é comum chegar em casa, depois de um dia de trabalho, com muito mais que aquele cansaço de um dia atribulado. A dorzinha nas costas vem como companhia e se estabelece. E esse desconforto é geral. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, a OMS, a dor lombar atrapalha a vida de mais de 80% das pessoas. Só a dor de cabeça leva mais pessoas ao médico.


O esforço repetitivo causa muitas lesões, o mesmo pode ser dito da direção. Boa parte das pessoas que sofrem com a dor lombar são condutores. Por isso, vou dar preciosas dicas pra você preservar sua coluna!


1 – Alongue-se antes de sair

Assim como é importante verificar se está tudo certo com o automóvel antes de dar a partida, é fundamental preparar o seu corpo para a condução. O alongamento é importante para deixar os músculos prontos para o trânsito. Não realizar esse procedimento pode provocar cãibras e até mesmo lesões mais sérias se você precisar realizar uma manobra mais brusca.


2 – Cuide bem do assento

Um assento adequado para a sua altura também é essencial para a saúde das suas costas. Você deve sentar-se apoiando toda a coluna no assento, de modo que ela fique relaxada. O mesmo vale para o encosto do banco, que deve ser ajustado para se adequar à altura do motorista. Ao contrário do que a sensação inicial, deitar demais o banco atrapalha a sua visão ao conduzir e afeta diretamente a coluna.

O cinto de segurança, além de item obrigatório, contribui para prevenir as dores lombares. A forma correta de utilizá-lo é sempre prendê-lo de forma que fique justo ao corpo.


3 – Mantenha distância adequada para dirigir

A distância e altura do banco devem ser suficientes para que o motorista controle os pedais completamente, mas também que não fique próximo demais a eles. O mesmo vale para os braços, que não podem estar totalmente esticados para segurar o volante. Isso previne dores e lesões em casos de acidentes.


4 – Alongue-se quando o carro estiver parado

A prevenção é para as dores nas costas, mas todo o corpo precisa trabalhar. As articulações, principalmente. Quando o carro parar, exercite-se. Faça movimentos circulares com o pescoço. Respire fundo e estique braços e pernas. Movimente também os dedos dos pés e das mãos; os ombros, joelhos e cotovelos.


5 – Em longos trajetos, pare para fazer um alongamento

Se estiver em um congestionamento, parado por muito tempo, ou em uma estrada, alongue-se bastante para diminuir a tensão concentrada sobre as costas e o pescoço. Se estiver viajando, pare por alguns minutos, a cada duas horas, e saia do carro para dar aquela esticada. Uma caminhada também ajuda a melhorar a circulação e movimentar os músculos.


6 – Evite dores nas costas e dores de cabeça. Escolha um seguro de automóvel

Se aquela dorzinha já é um grande problema, imagine uma lesão mais séria provocada por um acidente. Por isso, assegure-se de que você terá o suporte necessário em caso de alguma lesão nas costas. Além do DPVAT, há opções de seguros de carro que cobrem lesões corporais como os seguros de Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos Automotores (RCF-V) e o de Acidentes Pessoais de Passageiros (APP).


Com exercícios e um bom seguro, você já pode sair com suas costas protegidas.

Acompanhe as nossas Redes Sociais
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
Você já é meu paciente?

Envie um e-mail diretamenta para:

Esse site tem o objetivo de informar e agregar conhecimento aos leitores, por meio de conteúdos jornalísticos e não representa, necessariamente, as mesmas práticas realizadas no atendimento médico. O site também segue as normas e o código de conduta Web de medicina e saúde, previstas na resolução do CFM 1974/2011. Qualquer conteúdo deste canal não substitui a avaliação e a consulta médica.

As fotos são meramente ilustrativas e os textos possuem direitos reservados. Para publicação ou redistribuição de algum conteúdo, deve-se solicitar autorização prévia por escrito.

 

Responsável técnico:

Dr. André Evaristo Marcondes | RQE 54349 | CRM 121391