top of page

5 dicas para cuidar do coração


O músculo mais importante do seu corpo merece todos os cuidados e não é novidade que para manter a saúde em dia a alimentação e a prática de atividade física têm papel fundamental. Manter uma dieta equilibrada, beber bastante água, consumir suplementos para complementar a alimentação e fazer exercícios regularmente são hábitos que devem ser mantidos durante a vida toda. Pensando nisso, seguem dicas para você manter um estilo de vida saudável e cuidar do coração.


Mexa-se

Não importa se você gosta de caminhada, corrida ou levantar pesos, manter um estilo de vida ativo traz uma série de benefícios para a saúde, especialmente quando se trata da saúde cardiovascular. Praticar exercícios frequentemente ajuda o seu coração a bombear sangue por todo seu corpo com mais facilidade, além de ajudar na perda de peso, um fator de risco para doenças do coração. Vai continuar parado? Apenas 30 minutos por dia é tudo o que você precisa para começar. Mas lembre-se: é importante começar devagar, respeitar o seu próprio ritmo e escolher um tipo de exercício que seja prazeroso para você.


Deixe o trabalho no trabalho

Você pode não perceber, mas o estresse pode impactar a saúde do seu coração. Levar o trabalho para casa, muitas vezes, faz com que você se mantenha ansioso sobre prazos ou se sinta como se estivesse constantemente sob pressão, afetando negativamente a sua qualidade de vida. Embora não seja possível sempre, tente o seu melhor para reduzir o estresse e deixar questões de trabalho no seu escritório. Ao chegar em casa, relaxe e aproveite o tempo com a família. Descansar faz com que você seja mais produtivo no trabalho e ainda ajuda o seu coração.


Aumente as gorduras boas da dieta

Salmão, nozes e sementes de linhaça são apenas alguns alimentos que contêm ácidos graxos ômega 3, também conhecidos como gorduras boas, pois ajudam a preservar a saúde do coração. Ao invés de depender exclusivamente de fontes alimentares para adicionar esses nutrientes à dieta, você complementar a alimentação com a ajuda dos suplementos. De acordo com a nutricionista Bruna Bellusci, é importante que a quantidade de ômega 3 da dieta esteja adequada. “A suplementação de óleo de peixe ou de linhaça, por exemplo, ajuda a garantir o consumo diário de ômega 3, proporcionando uma série de benefícios ao nosso corpo”, conta.


Diminua já o sal

O excesso de sódio na dieta é um fator de risco para o aumento da pressão arterial e, consequentemente, para problemas do coração. No lugar de adicionar sal extra à sua comida, tente usar uma variedade de temperos para dar mais sabor ao prato. As alternativas incluem alho, manjericão, orégano, alecrim, cominho, gengibre e muito mais! Seja criativo nas refeições e cuide do seu coração.


Beba mais água

Manter o seu corpo hidratado ajuda seu coração a bombear sangue mais facilmente. Beber bastante água diariamente é a melhor forma de evitar a desidratação. Prefira sempre água e sucos naturais ao invés de bebidas açucaradas como sucos industrializados e refrigerantes. Tenha em mente que a ingestão de líquidos também contribui para o aumento de calorias e açúcar da dieta, o que é ruim para o seu coração.

bottom of page