10 maneiras de envelhecer bem e ser um idoso ativo


O envelhecimento ativo e saudável consiste na busca pela qualidade de vida, por meio de uma alimentação adequada e balanceada, da prática regular de exercícios físicos, convivência social, busca por atividades prazerosas e que diminuam o estresse. Um idoso saudável tem sua autonomia preservada, tanto a independência física como a psíquica. O apoio da família também é essencial para que vivam felizes.


Hoje, em todo o mundo, existem cerca de 600 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. Número que vai duplicar até 2025 e atingirá praticamente 2 bilhões em 2050, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Aqui no Brasil, as últimas pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a expectativa de vida dos brasileiros subiu para 74 anos.


E esses anos extras conquistados com o aumento da expectativa de vida mudaram mais do que a configuração social. O aumento na expectativa de vida dos últimos anos é resultado dessa série de fatores, porém ele acrescenta o resgate do propósito de vida.


E o que corrói a capacidade funcional? É a doença crônica, como hipertensão arterial, diabetes, depressão, que são doenças extremamente prevalentes e que são resultados do estilo de vida. Então, uma pessoa pode se precaver em relação a essas situações reconhecendo e revendo seu estilo de vida.


Para envelhecer bem, é fundamental para o idoso manter-se ativo, física e psicologicamente. Hoje em dia, há uma ampliação de serviços que permitem que eles possam manter o seu corpo em forma com programas diferenciados em academias, o cérebro ativo com cursos direcionados.


Uma boa dica para manter a disposição mental é exercitar a memória e o raciocínio com quebra-cabeças, palavras cruzadas, por exemplo. Além disso, ler bons livros, participar de cursos, exercer trabalhos voluntários ou ações que ajudam a aprimorar os talentos. Todo mundo, independente da idade, necessita e sente satisfação em ser útil.


Vale a pena ressaltar que foi-se o tempo em que os vovôs e vovós se distraiam jogando dominó na praça ou fazendo mantas de tricô e outros trabalhos manuais. Hoje em dia esse comportamento mudou. Muitos deles, agora, são adeptos das novas tecnologias. E a cada dia que passa cresce o número de brasileiros com mais de cinquenta conectados à internet.


Outra forma de estabelecer contato com outras pessoas, evitando o isolamento e a depressão é: buscar sempre atividades novas, e pode ser sim com outras pessoas idosas. O convívio com outros idosos é importante para perceber que elas também passam pelos problemas, mas que buscam soluções diferentes e que podem servir para a sua vida.

Acompanhe as nossas Redes Sociais
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
Você já é meu paciente?

Envie um e-mail diretamenta para:

Esse site tem o objetivo de informar e agregar conhecimento aos leitores, por meio de conteúdos jornalísticos e não representa, necessariamente, as mesmas práticas realizadas no atendimento médico. O site também segue as normas e o código de conduta Web de medicina e saúde, previstas na resolução do CFM 1974/2011. Qualquer conteúdo deste canal não substitui a avaliação e a consulta médica.

As fotos são meramente ilustrativas e os textos possuem direitos reservados. Para publicação ou redistribuição de algum conteúdo, deve-se solicitar autorização prévia por escrito.

 

Responsável técnico:

Dr. André Evaristo Marcondes | RQE 54349 | CRM 121391