top of page

10 coisas que você DEVE parar de fazer para ser feliz no trabalho


1. SE CULPAR

Embora seja muito difícil, você precisa aceitar que as pessoas cometem erros. Você não será o primeiro nem o último funcionário a cometer algum erro no trabalho. Aprenda a lidar com isso e siga em frente. Só dessa maneira você será capaz de levar o trabalho adiante sem se sentir insatisfeito com o seu desempenho.

2. TENTAR IMPRESSIONAR

As pessoas devem gostar de você pelo que você é e, claro, pela qualidade do seu trabalho. Se você está ocupado demais tentando impressionar seus superiores e colegas de trabalho, provavelmente deixará passar algo importante nas suas tarefas diárias.


3. SE APEGAR DEMAIS AO CONHECIDO

Quando você se sente amedrontado ou inseguro tende a se apegar demais naquilo que já conhece e recusa qualquer oportunidade nova e desafiadora. Nem é necessário repetir como isso pode prejudicar a sua carreira. Procure ver aquilo que você já conhece como uma rotina e pense no desconhecido como uma oportunidade de se desenvolver.


4. INTERROMPER

Talvez você tenha uma contribuição imensurável para fazer sobre determinado assunto, mas nem isso justifica o fato de você interromper alguém para falar. Isso não é simplesmente rude. Mostra que você não está ouvindo ou se importando com o que os demais têm a dizer sobre o assunto.


5. RECLAMAR

Você precisa entender de uma vez por todas que as suas palavras têm poder sobre você e sobre as pessoas que estão ao seu redor. Se você é o tipo de pessoa que choraminga e reclama o tempo inteiro vai sentir que tem motivos de sobra para agir assim e mostrar para os seus colegas de trabalho quão chato você é.

6. TENTAR CONTROLAR TUDO

É claro que você deve ser um funcionário organizado e capaz de manter sob controle todas as suas tarefas diárias. Isso não significa tentar controlar tudo que acontece no ambiente de trabalho. Só vai deixá-lo mais estressado e frustrado caso você não dê conta de tudo o que precisa fazer. Lembre-se de que a única coisa que você deve controlar é o seu tempo e a maneira como lida com ele. Com certeza, isso vai facilitar o seu processo de trabalho.

7. CRITICAR

Você pode ter diversas considerações a fazer a respeito do trabalho de um colega, mas isso não torna você mais importante que ele. Lembre-se de que criticar não agrega valor algum ao trabalho alheio. Se você pretende ajudar de fato alguém da sua equipe procure oferecer soluções para o problema, ao invés de simplesmente apontar erros.

8. PREGAR

Pode parecer estranho, mas é muito comum encontrar “pregadores” no ambiente de trabalho. São aquelas pessoas incapazes de aceitar que um trabalho seja bem realizado em um método diferente e, por isso, passam o tempo todo tentando convencer os colegas de que o seu procedimento é o mais adequado. Preste atenção ao seu comportamento no escritório e observe se você não tem feito isso.


9. VIVER NO PASSADO

Erros acontecem. Agora aprenda a seguir diante. Você pode dizer que esse é o tipo de conselho fácil de dizer e difícil de praticar, mas só verá o desenvolvimento do seu trabalho a partir do momento em que você usar o passado como ensinamento para o presente. Isso também serve para situações adversas. Talvez você estivesse mais confortável trabalhando com funções que você não exerce mais, mas de que maneira pensar nisso o tempo inteiro pode ajudar? Procure diferenciar passado e presente.

10. TER MEDO

Todas as pessoas têm medo de alguma coisa. O que você não pode fazer é permitir que isso impeça o seu desenvolvimento profissional. Se você vive com medo de mudar, assumir riscos ou desenvolver novos projetos, dificilmente sairá de onde se encontra atualmente e isso tem grandes chances de transformar a sua vida no trabalho em um inferno. Você não deve anular todos os seus medos, mas deve agir apesar deles, lembre-se disso.

bottom of page