top of page

Artroplastia lombar de terceira geração


Confira mais um caso de sucesso de um paciente jovem (menos de 40 anos), que apresentava hérnia de disco extrusa (extravasamento do disco intervertebral com compressão medular e radicular) nos segmentos L4-L5 e L5-S1. Ele já havia realizado tentativa de tratamento cirúrgico através de microdiscectomia lombar mas não obteve o resultado esperado. Me acompanha no relato deste caso?


Mais detalhes sobre o caso


O quadro citado acima acarretou ao paciente longos anos de queixas álgicas em coluna lombar e membros inferiores com características ciáticas sem real alívio após inúmeras tentativas de tratamento conservador e tentativa de abordagem cirúrgica, prejudicando, deste modo, a qualidade de vida e o desempenho profissional do paciente.


A troca do disco intervertebral


Como outras vezes já demonstrado nesta página, foi optado por abordagem por via anterior transabdominal, não lesando a musculatura posterior de sustentação e eretora da coluna toracolombar, o que permite procedimentos menos agressivos para a abordagem dessa região, com retirada de todo o disco doente, tanto do segmento L4-L5, como de L5-S1, e substituição deles por artroplastia lombar de terceira geração; que consiste em um disco artificial com as características mecânicas e biomecânicas semelhantes a um disco natural, que devolve a anatomia segmentar normal no segmento operado, reestruturando a coluna lombar e permitindo os melhores resultados tanto a curto quanto a longo prazo.


Recuperação e ganho de qualidade de vida


O paciente já está com cerca de 30 dias de pós-operatório, com evolução muito satisfatória, deambulando e já retornou ao seu país de origem. O jovem iniciou reabilitação física leve e deve terminar o processo de reabilitação em 30 dias, quando poderá iniciar atividades físicas de maior intensidade. Após seis meses estará de alta médica e capacitado para a realização de qualquer atividade física e profissional, onde a patologia da coluna deixará de ser um impedimento ou uma complicação.


Palavras finais


Um caso assim me enche de alegria pelo resultado excelente e a transformação que essas pessoas sofrem após procedimento adequado com implante de última tecnologia. Agradeço a Deus por ser um instrumento dele para ajudar a devolver a qualidade de vida e bem-estar a mais uma pessoa que tanto sofria com dores crônicas.


Aos que precisam de ajuda e gostariam de saber mais informações sobre o meu atendimento, estou disponível no Núcleo de Medicina Avançada do Hospital Sírio Libanês. Caso precise, não deixe de entrar em contato através de meus canais de atendimento. Será uma honra poder ajudar!


Abraços,

Comments


bottom of page